Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comandante da 5ª DE fala sobre ações do Exército em SC
Início do conteúdo da página
5ª DE NA MÍDIA

Comandante da 5ª DE fala sobre ações do Exército em SC

  • Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 18h57
  • Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 18h57

FLORIANÓPOLIS / SC – O Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, esteve nos estúdios do grupo de comunicação Notícias do Dia, em Florianópolis (SC), para apresentar algumas ações do Exército na região.

Cerca de 3.500 militares são empregados em terras catarinenses para a defesa externa de nosso território, assuntos subsidiários e apoio à defesa civil. Como exemplo, foi citada a cooperação com a defesa civil na construção da ponte do município de Pouso Redondo (SC) após a demolição da mesma por problemas estruturais. A 5ª DE apoiou com a implantação de uma ponte provisória durante o período de obras, colaborando com o fluxo na BR-470, que é considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina, pois liga as regiões Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí com o Litoral Norte do Estado, onde estão os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá.

A estrutura de 42 metros de comprimento foi montada e lançada pelo 5º BE Cmb Bld (Batalhão de Engenharia de Combate Blindado), de Porto União (SC).

Todos os pedidos dos municípios em ações de ajuda humanitária, como enchentes e quebras de barreiras, são rapidamente atendidas pelas organizações militares. O Exército Brasileiro está sempre pronto”, destacou.

O Comandante também destacou a participação de 250 militares empregados na Operação Acolhida, no acolhimento de migrantes venezuelanos nas regiões de Boa Vista, Pacaraima (RR) e Manaus (AM). Eles estão na região norte do país desde dezembro do ano passado e só retornarão para suas casas no mês de maio.

Sobre as ações na faixa de fronteira, o destaque é para a integração de esforços com órgãos federais e estaduais na coibição e dissuasão da criminalidade, em particular na região de São Miguel do Oeste. O estado catarinense também conta com ações do programa estratégico SISFRON.

O General foi recepcionado por Luís Meneghim, Diretor do Grupo ND; Roberto Bertolin, Diretor Regional do Grupo ND e pelo jornalista Alexandre Mendonça.

Assista a entrevista

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página